Comerciário em foco

Paulo Dombeck
Nasceu em 1935, em São Mateus. Veio para Curitiba em 1953 e já começou a trabalhar nas Lojas Pernambucanas, de onde não saiu mais. Hoje ele tem 78 anos e continua ativo no trabalho.

Sindicom: Que trabalho o senhor exerce na loja onde trabalha?
Paulo Dombeck:Sou vendedor do departamento de cama, mesa e banho. Sempre gostei de vender e trabalhei a vida toda com isso. Em uma época eu tentei ser auxiliar do gerente, mas logo eu quis voltar para as vendas.

S: Como você começou a trabalhar?
P: Comecei a trabalhar aqui mesmo nas Lojas Pernambucanas, em 1953, quando vim do interior para Curitiba. Devia ter uns 17 anos. Era vendedor desde o começo. Mais tarde eu me registrei e continuei trabalhando aqui.

S: E o senhor nunca parou de trabalhar?
P: Não, eu me aposentei em 1983, mas continuei trabalhando firme aqui.

S: O senhor viu muitas mudanças nas vendas em tantos anos?
P:Vi sim, muita coisa mudou. Antigamente era muito fácil vender. O cliente entrava na loja e você podia considerar venda feita. Mas com o passar do tempo foi ficando cada vez mais difícil. Com cada vez mais comunicação e acesso à informação, o movimento vem diminuindo. Hoje, se você quiser ser um bom vendedor, tem que se informar, pesquisar...

S: Que qualidade o senhor acha que um bom vendedor tem que ter?
P: Tem que ser honesto, sincero e generoso com o cliente. O bom vendedor tem que saber vender sem deixar de ser ético.

Sugira sua própria lei,
você pode


Não é de hoje que a constituição permite que o povo faça propostas de lei. veja como funciona.

Desde a constituição de 1988, o cidadão tem o direito de apresentar projetos de lei através da iniciativa popular. Não é um processo simples, mas é possível a qualquer eleitor do Brasil criar uma lei, se passar por algumas etapas.

ELABORAÇÃO DA LEI

A elaboração do proje to de lei deve ser a partir de uma causa relevante na sociedade. Deve ser muito bem organizado e fundamentado. Além disso, a ideia deve envolver o povo, não sendo um projeto fechado e concluído, mas aberto a soluções e opiniões alheias. Deve cativar o povo.

COLETA DE ASSINATURAS

Não é possível criar uma lei sem fazer política. Para um projeto de lei chegar à Câmara, precisa ser assinado por um número bem grande de eleitores. Neste processo, o apoio das entidades representativas é muito importante para sua realização. Além do mais, a partir do momento que o projeto chegar ao Congresso, o povo deve fazer um grande trabalho de pressionar os parlamentares para que seja aprovado.

NÚMERO DE ASSINATURAS NECESSÁRIAS PARA MANDAR UM PROJETO DE LEI À CÂMARA:

No Brasil: 1% do eleitorado brasileiro (1,4 milhão de eleitores). As assinaturas devem ser provenientes de pelo menos cinco estados, com assinaturas de 0,3% do eleitorado de cada uma dessas unidades da federação.
No Paraná: 1% do eleitorado paranaense (77 mil eleitores). As assinaturas devem ser provenientes de pelo menos cinquenta municípios, com assinaturas de 1% do eleitorado de cada uma dessas unidades da federação.
Em Curitiba: 5% do eleitorado curitibano (55 mil eleitores).

Pais do Leandro
completam 60 anos
de casamento



No dia 26 de maio, os pais do Leandro, diretor do Sindicom, completaram 60 anos de
casamento. O casal, Orides e Irene Leandro,
realizou uma cerimônia em família no restaurante Madalosso, contando com a presença de
filhos, netos, genro, nora e bisneta. O Sindicom
manda os parabéns ao casal!


Veja também Nesta Edição

Dezembro,2013 Dia do Comerciário.

dezembro,2013 Sindicato em Campo