Campanha salarial 2013, a hora é agora!

Em assembleia, presidente Ari e diretores

Sindicom já iniciou negociação com o patronal

Todos os comerciários de Curitiba e Região Metropolitana devem permanecer atentos aos acontecimentos do mês de março. O Sindicom conta com a união e força da categoria para sustentar bons valores nas
negociações com os patrões.

Através da luta a nossa categoria vem obtendo muitas conquistas durante os últimos meses e não pode ser diferente agora que chegou a nossa data base. O Sindicom já iniciou a negociação com o sindicato patronal com a mesma força que fez com que obtivéssemos grandes benefícios nos anos anteriores. O Sindicom negocia para que a categoria obtenha a reposição de 100% da inflação e um aumento real que seja digno de uma categoria que é exemplo de trabalho e seriedade. No dia 31 de janeiro foi realizada a primeira assembleia do ano, onde a categoria esteve unida e debateu sobre suas principais questões.

Conforme a negociação obtenha avanço, mais assembleias serão marcadas para que a categoria aprove ou não as condições oferecidas pelo patronal.

Este ano já obtivemos a grande vitória de ter a nossa profissão regularizada por lei. Ano passado todas os setores dentro da nossa categoria obtiveram aumento real. Hoje contamos com uma carga horária digna. Devemos continuar unidos para que o que foi conquistado não seja perdido, e além disso, mais vitó-rias possam vir para a categoria.

Projeto de Lei quer aumentar para 4% a comissão

Transita no Senado projeto que pode beneficiar a vida de comerciários

Comerciários de todo o Brasil deverão receber 4% de comissão sobre as vendas que tenham efetuado, caso
o projeto de lei apresentado pelo Senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), entre em vigor.

O texto teve entrada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado no final de feve-reiro e já conta com o Senador Paulo Paim (PR-RS) como relator.

O Projeto de Lei do Senado (PLS 47/2013) modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/1943). De acordo com a proposição, o comerciário
não receberá o percentual de 4% apenas na hipótese de haver condição mais benéfica, fixada em acordo ou convenção cole-tiva de trabalho.

A medida evita o aumento da carga tributária para empresas sem prejudicar os trabalhadores. Assim, se a soma do salário e demais vantagens ultrapassar o teto de salário contribuição do regime geral da Previdência Social, o valor das comissões será considerado como parcela indenizatória.

O projeto é uma espécie de reedição de um projeto apresentado pelo próprio Senador Figueiró no mandato anterior e que acabou ficando engavetado. O Sindicom espera que dessa vez os esforços que as entidades sindicais estão fazendo para defender os direitos dos trabalhadores obte-nham o reconhecimento não só do Senado, mas também da Câmara dos Deputados e da Presidente da República, para que assim, a lei possa ser sancionada, entrando efetivamente em vigor.

Sindicato mostra em números o serviço que
faz pelo trabalhador

Departamento de homologação obteve aumento superior a 2.500 procedimentos com relação ao ano anterior


O Sindicom realizou em 2012 milhares de atendimentos
nas áreas médica, odontológica e jurídica.


Foram dezenas de milhares de comerciários que obtiveram o apoio do sindicato no momento em que mais precisaram.




A sede de Curitiba manteve o grau de atividade costumeiramente superior, mas as subsedes também se mantiveram ativas e a serviço dos trabalhadores durante todo o ano.